The Beatles Saga: Capítulo 1: Crianças da Guerra
1940 - O mundo estava em guerra. A Alemanha de Hitler havia declarado guerra à Inglaterra e passou a bombardear as Ilhas Britânicas. Liverpool, pequena cidade portuária ao norte da Inglaterra foi um dos pontos mais atingidos pela Lufwaffe alemã. Inspirados pela liderança de Winston Churchil, os ingleses não se deixaram abater e durante muito tempo, a Inglaterra foi o único bastião da liberdade em pé contra as forças nazistas. Foi nesse palco violento que vieram ao mundo quatro crianças que seriam representantes máximos da paz no planeta Terra.
O casal Richard e Elsie Starkey tiveram seu bebê, Richard Starkey Jr. no dia 7 de julho de 1940, num dos piores ataques alemães a Liverpool. A própria Elsie contou mais tarde: "Quando Ritchie nasceu, naquela escuridão causada pelos bombardeios, não entendi por que ele chorava tanto. Só então reparei que o estava segurando de cabeça para baixo".
No dia 9 de outubro, o casal Alfred e Julia Stanley Lennon também tiveram seu bebê ao qual deram o nome de John (uma homenagem ao pai de Alfred) Winston (homenagem a Churchill) Lennon. Esses dois meninos perderam os pais muito cedo. Richard Starkey abandonou a família e coube a Elsie a tarefa de cuidar do bebê sozinha. Alfred Lennon foi dado como desaparecido e Julia não tinha condições de cuidar de seu pequeno rebento. Assim, sua irmã mais velha Mary Elizabeth (Mimi) Smith acolheu o sobrinho.
Em 1942, os EUA estavam ao lado dos ingleses contra o Eixo e as coisas deram uma amenizada. Foi nesse contexto que James e sua esposa Mary Patricia Mohin McCartney tiveram seu primeiro filho, James Paul McCartney no dia 18 de junho daquele ano.
Em 1943, a guerra estava num impasse e os Aliados procuravam conter as forças de Hitler em todos os palcos (África, Europa Oriental e Ásia). No dia 25 de fevereiro, Harold e sua esposa Louise Harrison tiveram o caçula entre quatro filhos (Louise, Peter e Harry eram os mais velhos).
Essas quatro crianças iriam crescer numa Inglaterra vitoriosa, porém ferida e desgastada por tantos anos de conflito. Nem o antigo Império onde o Sol Nunca Se Põe e nem o mundo jamais seriam os mesmos.
by Andre McKenna
1 Comentários:
Boa reportagem, parabéns!
Postar um comentário