Coletiva concedida a imprensa mo Rio de Janeiro, antes de embarcar para Londres. Estas entrevista foi enviada gentilmente do Rio de Janeiro pelo Ricardo Pires de Mello. A nosso pedido ele se disfarçou de fotografo e munido de um pequeno gravador conseguiu esta matéria.
Nós ouvimos dizer que o seu novo disco é baseado em corridas de carro é verdade?
Uma canção. Há 10 canções. Uma é sôbre a minha mulher, outra é sobre a Lua. Há canções sobre diferentes assuntos. Uma é sobre corridas de carros.
Você conhece a musica brasileira?
Sim, Você sabe, eu gosto de música selvagem. Eu não quero dizer barulho de discoteca, eu quero dizer a música original. Você sabe, na Europa, há 15 ou 20 anos era muito popular a Rumba, o samba e outros ritmos latinos. Assim, no contexto geral, todo mundo conhece a musica brasileira, com o seu ritmo, mas ninguem conhece uma música específica.
Você acha que a disco-music é derivada da musica Brasileira?
Não. A disco-music é algo para aquelas pessoas que estão determinadas a ganhar muito dinheiro. Você sabe, é como pegar um recipiente na cozinha e seguir uma receita. A disco-music segue uma receita e não sai daquilo. É lixo.
Você continua com o hare-krisna?
Sim.
Você teve um desentendimento com o Ravi Shankar?
Não, nós somos bons amigos
E sobre os anos 60?
Já é passado.
O Significado?
Você o encontrará nos livros. Eles falam das garotas loiras, morenas, sobre o barulho e os tempos felizes. As mudanças...
Você acha que fez algo para mudar a musica?
Sim, eu acho que sim. Eu comecei a mostrar às pessoas, principalmente aos jovens, que eles deveriam ser mais abertos quanto às suas idéias. Até hoje todos me perguntam sobre a música hindú e a sua filosofia. Há 10 anos, ou melhor há 20 anos, no começo dos anos 60, as pessoas pensavam que isso era exercicio. Mas hoje todos sabem que, para chegar a isso, é preciso meditação, e há uma grande parcela de pessoas que atingiram esse conhecimento.
Qual é a música que você acha mais significativa até hoje?
"All you need is love ", pois no fim dos anos 60 era uma ótima idéia. Mas no inicio dos anos 70 começou a surgir essa disco-music, uma música para idiotas, e as pessoas começaram as lutas novamente. Eu espero que no inicio dos anos 80 haja a volta das flores, haja mais amor.
Você acha que falta amor?
Não, é dificil dizer. Alguns lugares são cheios de coisas materiais. Eu vou te contar uma piada que Jack Stewart me disse. Hitler havia morrido e estava provavelmente no inferno. De lá ele não conseguia entender porque os judeus estavam em guerra e os alemães ocupados com seus negócios.
O que aconteceu realmente com 'MY SWEET LORD'?
Bem, o que aconteceu na América foi uma piada, porque o homem que escreveu a canção, que me acusaram de plágio, morreu há muitos anos e a companhia à qual ele pertencia quis tirar algum dinheiro de mim e me levaram à corte para decidir. O juiz disse "OK, eu sugiro que vocês entrem num acordo, pois não vejo similidades nas músicas". Mas a mãe do homem que escreveu a canção queria dinheiro e eu perguntei a ela como iria fazer para entregar o dinheiro a ele, que já estava morto. Então ela contratou ALLAN KLEIN, que era empresário dos Beatles e, já nesse tempo, levou muito dinheiro nosso. Ele tomou conta do caso e foi contra mim. Agora entendo que foi ALLAN KLEIN quem me ajudou a promover 'MY SWEET LORD". É uma posição engraçada, Há 10 anos ele ajudou a promover a minha música e agora ele quer tirar mais dinheiro. É uma piada.
Por que você não grava velhas canções feitas nos tempos dos Beatles, como NOT GUILTY?
Not guilty está no novo LP. Boa pergunta, eu escrevi essa música para o album branco em 67, e esqueci na mala. Mas me lembrei dela no último ano, quando estava iniciando a gravação do meu novo LP. Parece uma canção de jazz.
Por que você usou o tema das corridas para compor uma música?
Porque todas as vezes em que eu ia a uma corrida, os pilotos e todos os outros me perguntavam quando eu ia escrever uma música sobre corridas. Então eu pensei melhor e escrevi a canção. Levei mais de 6 meses pensando como ia começá-la, porque eu não queria escrever algo sobre rodas, barulho e velocidade. Eu queria dizer algo que tivesse um significado. Quando eu comecei a escrever FASTER, eu fiz de modo abstrato. As letras não falam de uma pessoa, poderia ser uma pessoa como poderia ser de todas as pessoas. E ela fala sobre o sentimento das pessoas que correm, assistem, enfim, de todas as que participam das corridas. Estou feliz com a letra.
Você tem alguma musica censurada?
bem, não a nada em minha música que deva ser censurada.
O que Você pensa disso?
Eu acho que não é correto, mas esse é um assunto que eu não gostaria de falar. Quando BOB MARLEY teve um problema em seu país, com a censura, e na época eu estava lá e ele me pediu ajuda e quase eu entrei bem. É muito limitada a coisa.
Você gosta de ser famoso?
Eu acho que no tempo dos Beatles nós pensavamos em fazer as coisas, mas nós tínhamos que viajar e tudo girava em torno dos beatles. E as canções deveriam mostrar o que mudou nas nossas vidas de acordo com as nossas experiências. Desde então, eu prefiro viver uma vida tranquila. Se eu pudesse escolher, não queria ser famoso. Eu gosto de escrever canções e gravar discos, mas eu gostaria de ser como você, entende ? Eu não me sinto diferente de ninguém. Às vezes eu me sinto como um macaco de zoológico, todos querendo me ver e falar comigo. Eu prefiro uma vida mais sossegada, no meio da natureza, cercado de árvores e de paz. Eu acho que a musica hoje não é muito importante. Pode ser que nos anos 60 ela fosse importante, mas agora não é mais. Minhas músicas falam de minhas experiências e eu não vejo nada importante nisso.
É só trabalho?
Não, não é só trabalho. Eu trabalho com isso, mas é diferente de trabalhar numa fabrica. Você tem que criar algo, você sabe, criar não é trabalho. Trabalho é você produzir algo numa fábrica onde o que você produz vai dar satisfação material a outro.
Você acha que haverá algum grupo que irá substituir os beatles?
Não, os grupos podem vender muitos discos, más os Beatles são únicos, por causa das quatro pessoas. São quatro personalidades que, juntas se tornaram inigualáveis. Você sabe, os Beatles são maiores do que quatro pessoas juntas. Pode ser que algum dia surja alguém como Sinatra, Elvis Presley ou Beatles, mas eu acho dificil. Hoje em dia temos os BEE GEES que fazem muito sucesso, más não é como os Beatles faziam.
Porque Você e sua banda não vem fazer um show no Brasil?
É possivel. Eu já disse a este cavalheiro aqui, que uma razão que me fez vir ao Grande Prêmio do Brasil foi, além de ver a corrida, uma desculpa para conhecer o Brasil e ver o que seriam os sentimentos das pessoas e as possibilidades.
Pode nos dizer por que os Beatles nunca vieram ao brasil?
Eu acho que a gente não conhecia nada sobre o Brasil. Eu descobri o brasil no inicio dos anos 70. Eu acho que isso foi muito ruim porque na época, nós éramos famosos, quisemos conquistar toda a América e nos tornamos loucos por dinheiro. Não ligávamos muito para a vida. Assim, deixamos de vir ao Brasil e muitos outros países. A gente não comandava nossas vidas.
Qual é a sua musica favorita?
Minha música favorita é a musica hindu clássica. Mas eu gosto muito de Rock'n'Roll, Blues e Jazz. Não gosto de musica que quer levá-lo a loucura. Naturalmente eu ouço muito Ravi shankar.
E sobre a condecoração dada pela rainha da inglaterra?
Sobre a medalha? John devolveu a dele, pois ele teve problemas com a Inglaterra, com as lutas na Irlanda e outras coisas que não me lembro agora. Mas é uma piada, porque todos os que pagam impostos na inglaterra deveriam ganhar uma medalha. Não é uma grande coisa.
Qual é a musica que você escreveu que Você mais gosta? É "Something"?
Something foi uma boa prá mim, pois teve centenas de regravações e é bom escrever canções e ver que várias pessoas querem gravá-las.
E sobre a musica ?
Eu a acho bonita, mas conheço outras também boas.
Quais?
Em meu penúltimo album há uma boa canção chamada "Learning how to love you " e neste album há "Your love is forever", que, a meu ver, são canções populares. E depois foram os Beatles que gravaram SOMETHING.
O que Você acha do Punk Rock?
Lixo.
Você lembra do começo dos Beatles, quando vocês faziam algo parecido?
Sim, mas a nossa música era boa. Se você ouvir os primeiros discos dos Beatles, encontrará sentido em todas as músicas. No inicio era meio trivial, mas não era destrutivo como o Punk Rock.
E sobre o rock? Hoje em dia há somente os Stones?
Eu acho que os Stones deveriam ter-se separado há muito tempo, pois por diversas vezes isso quase aconteceu. A partir do momento que os Beatles acabaram, eles ficaram perdidos e não conseguiram deixar o passado para trás. Eles não fazem muita coisa juntos hoje, você vê, um álbum a cada três anos. Eu acho que por isso eles ainda estão juntos.
É verdade que você veio ao Brasil para comprovar a musica 'Here comes the sun"?
Hoje está muito quente. Nos outros dias, estou aqui há uma semana, o tempo esteve nublado. Estou feliz pelo sol hoje estar quente. Pois bem, obrigado a todos.
0 Comentários:
Postar um comentário